1. Fotografe RAW + JPEG

As melhores conversões monocromáticas são feitas editando arquivos RAW que possuem as informações de cores, mas se você fotografa simultaneamente arquivos RAW e JPEG e configurando a câmera para o modo de imagem / Picture Control /  Simular monocromático, você obterá uma indicação de como a imagem vai  em preto e branco.

Preto e Branco - Carlos Rincon

Como muitos fotógrafos lutam para visualizar uma cena em preto e branco, esses modos monocromáticos são uma ferramenta inestimável que ajudará com a composição e avaliação da cena.

2. Procure Contraste, Forma e Textura

As cores complementares e opostas que trazem uma imagem colorida para a vida são todas reduzidas a preto e branco ou tons de cinza em uma imagem monocromática e você tem que procurar o contraste tonal para fazer um tiro se destacar.

Na fotografia a cores, por exemplo, o seu olho seria imediatamente atraído para um objecto vermelho sobre um fundo verde, mas na fotografia monocromática estas duas áreas são susceptíveis de ter o mesmo brilho, de modo a imagem parece plana e maçante em linha reta da câmera.

Felizmente, é possível trabalhar ajustar o brilho destas duas cores separadamente para introduzir algum contraste. No entanto, um bom ponto de partida é procurar cenas com contraste tonal.

Há sempre exceções, mas, como regra geral, procure cenas que contenham alguns negros e brancos fortes.

Isso pode ser alcançado pela luz ou pelo brilho (ou tom) dos objetos na cena, bem como as configurações de exposição que você usa. O brilho da casca de uma árvore de vidoeiro de prata, por exemplo, poderia injetar algum contraste (e interesse) em uma cena de floresta.

Ajustar a exposição para estas áreas mais claras também torna as sombras mais escuras, de modo que os destaques se destacam ainda mais. Procure formas, padrões e texturas em uma cena e mova-se para encontrar a melhor composição.

3. Experimente Exposição Longa

Fotografar a longa exposição pode funcionar muito bem na fotografia monocromática, especialmente onde há água em movimento ou nuvens.

Durante a exposição, os destaques da água, por exemplo, são gravados em uma área maior do que com uma exposição curta e isso pode ajudar a melhorar o contraste tonal.

O desfoque do movimento também adiciona contraste textural com quaisquer objetos sólidos no quadro. Se necessário, use um filtro de densidade neutra, como o Big Stopper dos Lee Filters ou o Little Stopper para reduzir a exposição e aumentar a velocidade do obturador (em 10 e 4 pontos respectivamente).

Naturalmente, quando as exposições se estendem para além de cerca de 1/60 segundos, é necessário um tripé para manter a câmara imóvel e evitar a desfocagem. Também é aconselhável usar um bloqueio remoto de liberação e espelho para minimizar a vibração e produzir imagens super nítidas.

4. Use Filtros

A densidade neutra graduada (AKA ND grad) e os filtros polarizadores são tão úteis na fotografia monocromática quanto na cor. Na verdade, porque eles manipulam o contraste de imagem eles são indiscutivelmente mais úteis.

Um ND grad é útil quando você deseja manter detalhes em um céu brilhante, enquanto um filtro polarizador pode ser usado para reduzir reflexos e aumentar o contraste. Como alternativa, considere tirar duas ou mais fotos com diferentes exposições para criar um composto de alta gama dinâmica (HDR).

Não tenha medo de usar um ND grad com um filtro de densidade neural padrão se o céu é mais brilhante do que o primeiro plano em uma longa exposição tiro.

Os filtros coloridos, que são uma ferramenta essencial para fotógrafos monocromáticos, também podem ser úteis para manipular o contraste em imagens digitais.

Eles trabalham escurecendo objetos de sua cor oposta enquanto iluminam objetos de seus próprios. Um filtro laranja, por exemplo, vai escurecer o azul do céu, enquanto um verde vai iluminar a folhagem.

5. Assuma o controle

Embora os filtros coloridos ainda possam ser usados para manipular o contraste ao fotografar imagens digitais em preto e branco, é mais comum salvar esse trabalho até a fase de processamento.

Até poucos anos atrás o Channel Mixer do Photoshop era o meio preferido para transformar imagens em cores monocromáticas, mas agora o Adobe Camera Raw tem ferramentas mais poderosas (na guia HSL / Escala de cinza) que permitem ajustar o brilho de oito cores individuais que compõem o imagem.

É possível ajustar uma dessas cores para torná-lo qualquer coisa de branco para preto com o controle deslizante.

No entanto, é importante manter um olho em toda a imagem ao ajustar uma determinada cor como gradagens sutis pode tornar-se antinatural olhando.

E ajustar o brilho de uma camisa vermelha ou rosa com o controle deslizante vermelho, por exemplo, terá um impacto sobre a pele do modelo, especialmente os lábios.

Os controles Levels e Curves também podem ser usados para manipular o alcance tonal eo contraste, mas os controles HSL / Grayscale permitem criar separação entre objetos do mesmo brilho mas com cores diferentes.

6. Esquivar e queimar

Esquivar e queimar é uma técnica que vem da câmara escura tradicional e é geralmente usado para queimar ou escurecer destaques e segurar (brilhar) sombras.

As ferramentas Dodge e Burn da Photoshop permitem um nível de controle que os fotógrafos de cinema só poderiam sonhar porque você pode segmentar os destaques, sombras ou tons médios com ambos.

Isso significa que você pode usar a ferramenta Burn para escurecer os destaques quando eles são muito brilhantes ou a ferramenta Dodge para iluminá-los para aumentar o contraste local.

É uma ótima maneira de dar uma sensação de maior nitidez e melhorar a textura.

Além disso, porque você pode definir a opacidade das ferramentas, você pode acumular seus efeitos gradualmente para que o impacto é sutil e não há bordas duras.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here