Filtros preto e branco permitem controlar como as cores são convertidas em tons de cinza. Use-os para obter o direito contraste e humor em suas fotos.

Um problema comum na fotografia em preto e branco é que certas cores parecem muito semelhantes quando convertidas em escala de cinza. Por exemplo, alguns tons de vermelho, verde e azul parecem completamente diferentes em cores, mas quase idênticos em preto e branco.

Isso pode causar objetos em uma imagem em preto e branco para misturar em um outro, deixando-o com uma foto que é plana e sem vida, e falta de contraste e definição.

Os filtros de lente coloridos oferecem uma solução para este problema porque afectam a forma como as cores são “convertidas” para preto e branco. Isso permite que você controle a forma como eles aparecem na imagem final, garantindo que os objetos estão bem separados e claramente definidos.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FILTRO PRETO E BRANCO

Existem 5 cores de filtro que são comumente usados na fotografia em preto e branco – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada deixa através de sua própria cor da luz e obstrui outras cores em graus variando. Por exemplo, um filtro vermelho deixa a luz vermelha passar, mas bloqueia a maior parte de verde e azul.

O resultado é que cores que correspondem à cor do filtro aparecem mais brilhantes na imagem final, enquanto outras cores aparecem mais escuras. Na fotografia em preto e branco isso significa que os objetos aparecem como tons mais claros ou mais escuros de cinza.

Esta imagem mostra como filtros diferentes afectam a forma como as cores são convertidas para preto e branco:

Filtros coloridos diferentes (linha superior) afetam os cinzas da sua cena de diferentes maneiras.

USANDO FILTROS EM PRETO E BRANCO

Por causa de seus efeitos diferentes, cada filtro de cor tende a ser usado de uma maneira diferente.

FILTROS VERMELHOS

Os filtros vermelhos produzem um efeito muito forte e aumentam significativamente o contraste. Eles são muitas vezes considerados demasiado ásperos para a maioria dos tipos de fotografia, mas podem ser usados para produzir efeitos criativos impressionantes.

Um filtro vermelho dá contraste extremo e dramático. Imagem por Nicholas .

Na fotografia de paisagem, um filtro vermelho vai transformar um céu azul quase preto e fazer as nuvens realmente se destacar, dando à cena uma sensação dramática. Eles também são excelentes para aumentar a visibilidade em neblina e névoa.

Ao fotografar plantas ajudam a aumentar a definição entre flores e folhagens. Isto é particularmente útil ao fotografar flores vermelhas, uma vez que têm um tom semelhante às folhas circundantes.

Os filtros vermelhos produzem um efeito tão extremo que podem fazer com que a sua foto pareça ter sido filmada através de um filtro infravermelho. Isso os torna uma alternativa popular, mais barata à fotografia infravermelha verdadeira.

FILTROS LARANJA

Laranja filtros sentar entre vermelho e amarelo filtros, dando um bom equilíbrio de cada um de suas propriedades. Isso os torna um filtro de propósito geral popular.

Um filtro laranja dá tons de pele quente e suave. Imagem por David Jubert .

Na fotografia do retrato, um filtro alaranjado reduz a aparência das sardas e das manchas, dando a pele um olhar saudável, liso.

Ao fotografar edifícios e paisagens urbanas, dão aos tijolos um tom agradável e aumentam o contraste entre diferentes materiais para adicionar profundidade e textura à imagem.

Da mesma forma que os filtros vermelhos, eles podem ser usados para reduzir o aparecimento de névoa e neblina, e escurecer céus e enfatizar nuvens.

FILTROS AMARELOS

Filtros amarelos produzem o efeito mais sutil dos 5 filtros coloridos. Em alguns casos, a diferença é apenas perceptível, mas pode ajudar a levantar uma foto apenas o suficiente. Eles são uma escolha popular para iniciantes como eles podem ser usados em praticamente qualquer tipo de fotografia.

Um filtro amarelo dá azuis ligeiramente escurecidos, aumentando o contraste do céu. Imagem por Alex Gorstan .

Ao ajustar as paisagens um filtro amarelo escurece o céu ligeiramente, ajudando a equilibrar sua exposição contra o solo mais escuro. Eles também trazem nuvens bem, resultando em céus mais interessantes.

Na fotografia do retrato, produzem tons quentes, naturais, agradáveis da carne, como um filtro alaranjado mas menos intenso.

Os filtros amarelos são bons para separar tons de verde e podem ser usados quando fotografam plantas para aumentar o contraste da folhagem.

FILTROS VERDES

Os filtros verdes são menos populares do que os outros, mas são úteis em algumas circunstâncias.

Um filtro verde ilumina verdes, separando folhagem e flores. Imagem por aussiegal .

Um filtro verde é usado principalmente para fotografar plantas, uma vez que ajuda a separar a folhagem verde das flores e brotos brilhantemente coloridos.

Podem igualmente ser usados na fotografia da paisagem para impulsionar a aparência da grama e das árvores, mas igualmente iluminam o céu assim que você necessita ter cuidado para não perder o detalhe lá.

FILTROS AZUL

Filtros azuis raramente são usados para fotografia em preto e branco. Eles escurecem a maioria das cores e reduzem o contraste em toda a imagem.

Um filtro azul escurece a maioria das cores e é usado para reduzir o contraste. Imagem por Tony Armstrong .

Quando usado corretamente, este contraste reduzido pode ser útil para dar um tiro uma atmosfera calma e calmante. Um filtro azul também aumenta a aparência de neblina e névoa, tornando-o útil para melhorar o humor de uma cena de manhã cedo.

Se você é sério sobre a fotografia em preto e branco, em seguida, uma seleção de filtros coloridos é uma grande adição ao seu kit. Eles lhe darão muito mais controle sobre como suas fotos aparecem, ajudando você a criar humor, equilibrar contraste e enfatizar as partes mais importantes de uma cena.

Gostou deste artigo? Por favor, compartilhe-o!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here